Blog do Desemprego Zero

O livre pensar: sobre Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim e o IG

Posted by Beatriz Diniz em 20 março, 2008

“Se se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dêem-lhe o poder.”

Abrahan Lincoln

Um criminoso, quando mata, estupra ou comete qualquer atrocidade, se se conseguisse extrair dele a verdadeira razão pela qual cometeu o crime ele diria que fez o que fez simplesmente porque podia fazer. É disso que se trata essa questão envolvendo o Paulo Henrique Amorim e o IG.

À esta altura, acho difícil alguém acreditar na justificativa que o IG (não) deu (diretamente) para defenestrar o jornalista. Trata-se de uma atitude fria, protocolar, profundamente desrespeitosa com a parte do público do portal que gostava do que PH fazia.

Quem tirou o Conversa Afiada do ar no IG, fez isso porque tinha poder de fazer. Não se importou com o precedente que é para uma nação os mais poderosos começarem a calar os mais fracos por esses métodos. Isso acontecia no regime militar com aqueles que incomodavam a ditadura – sem grande ousadia, porque os que incomodavam mais eram calados definitivamente.

Não sei se foi o Daniel Dantas, o Citibank, a Veja ou o José Serra que tirou PH do ar, mas sei a quem ele incomodava.

Diante disso, entende-se o ânimo exaltado das pessoas. O que parece ter entrado em jogo é a liberdade de expressão, que tentam cercear nos jornalistas que não rezem pela cartilha dos grandes meios de comunicação.

É preciso, no entanto, usar a cabeça e, passado o choque da constatação de que as coisas estão indo muito mal neste país do ponto de vista político, pensarmos no que podemos fazer de verdadeiramente efetivo. Aliás, é o que eu venho pregando aqui, fazer mais e falar menos.

Em primeiríssimo lugar, fiquei surpreso com uma informação contida no site do ombudsman do IG, Mario Vitor Santos, de que tinha recebido, primeiro, 54 mensagens protestando contra a expulsão de Paulo Henrique Amorim do IG, e, depois, mais 54 mensagens, até a hora em que escrevo.

Basta olhar para a quantidade de comentários postada nos principais blogs e sites de esquerda para se notar que está faltando uma mobilização maior em protesto contra essa verdadeira ameaça à liberdade de opinião e de expressão. Tenho certeza de que podemos fazer muito mais do que isso…

Apesar de eu não gostar muito de manifestações virtuais, pois prefiro mostrar cara, voz, idéias e atitudes, acho que, antes de mais nada, é preciso um protesto maciço via e-mail. Só que não adianta o destempero, os maus modos, os insultos e as ofensas. Argumentem com serenidade e solenidade, é o meu conselho.

Quem quiser segui-lo, o endereço do ombudsman do IG é : ombudsman@ig.com.br

Novos passos precisarão ser muito bem refletidos.

Um outro assunto a tratar é o prêmio Ibest. Sei que gente respeitável da blogosfera, como meu amigo Luiz Carlos Azenha, retirou sua candidatura, apesar de bem colocado.

Antes de fazerem isso, vi comentário de que todos os blogueiros independentes estariam intimados a retirarem suas candidaturas ao prêmio sob pena de “cumplicidade”. Vi também criticarem àqueles que não se solidarizaram com o PH ou que não o fizeram “suficientemente”. Sendo explícito, como gosto de ser, referiram-se a Luis Nassif.

Eu, particularmente, digamos que “brochei” com o prêmio Ibest, por isso pedi ao meu genro, que é quem entende dessas coisas, para retirar o selo do concurso deste blog assim que puder. Não posso retirar a candidatura do Cidadania ao prêmio porque este blog não se candidatou, foi inscrito.

É uma pena, porque o Ibest teve o mérito de provar uma teoria que eu já tinha veiculado aqui, a de que a blogosfera de esquerda – ou ao menos a que não é esquerdofóbica – é muito maior do que a blogosfera da direita. Vejam que só dá blogs de esquerda no Ibest. E não pensem que o IG tem – ou tinha – tantos blogs não-alinhados à grande mídia à toa. É que esses são os blogs mais populares e com maior audiência.

Só para lembrar: eu publiquei aqui, faz algum tempo, uma análise da última pesquisa Datafolha sobre a popularidade do governo Lula que mostrava que aqueles que o apóiam e que têm curso superior – e que, portanto, supostamente seriam os que lêem mais, informam-se mais – são exatamente o dobro dos que o rejeitam.

A teoria de que o IG estava manipulando a votação no Ibest em favor dos blogs de esquerda porque era “petista”, porém, desmoronou como um castelo de areia tolhido pelas ondas do mar. O expurgo do Paulo Henrique Amorim do IG prova isso. Extinguir o único blog assumidamente pró governo que há num grande portal de internet, só sendo muito cínico para dizer que não é a maior prova de que nunca houve manipulação pró esquerda coisa nenhuma.

Agora, pela teoria Reinaldo Azevediana, como o IG, supostamente, tornou-se simpático à direita por ter defenestrado o PH, certamente que os blogs de esquerda, por tal teoria, deveriam minguar na votação.

Quero dizer, também, que lamento muito o que aconteceu com o IG, porque é presidido por Caio Túlio Costa, a quem sempre respeitei por conta do belíssimo trabalho que fez como o primeiro ombudsman da Folha e do país, enfim, por suas posições sempre corretas. Custo a acreditar que ele faz parte de um ato tão vil, não contra PH, contra Lula ou contra a esquerda, mas contra a liberdade de expressão no Brasil.

No entanto, cumpre-me dizer que acho açodamento, patrulhamento e efeito manada alguém querer impor este ou aquele comportamento a qualquer um. Se o Nassif não se pronunciou “suficientemente” contra o que fizeram com o PH, não sei mensurar. Mas acho que é preciso haver mais respeito pela individualidade de cada um.

Eu, por exemplo, não poderia deixar de tirar deste blog o selo do Ibest. É a única forma que encontro para protestar contra a atitude descabida e desrespeitosa do IG contra alguém que me deu apoio em todas as vezes que precisei dele.

Contudo, não acho justo começar essa boataria contra o Nassif. Para mim, ele não precisa provar mais nada. Seu trabalho, sua vida profissional falam por ele. É bom pensarmos nisso, ou acabaremos nos igualando àqueles que criticamos.

*

Leitores que votaram neste blog como candidato ao prêmio Ibest de melhor blog político estão manifestando descontentamento com o anúncio que fiz ontem de retirada do selo do concurso daqui, leitores como Jairo Fernando, de BH, conforme sua manifestação abaixo.

“Eduardo, concordo com suas argumentações e acredito que devemos respeitar as decisões dos demais blogueiros a respeito da demissão do PHA. No entanto, não concordo com a retirada dos blogs que concorrem ao prêmio Ibest. Estarão fazendo justamente o jogo dos adversários, que serão os únicos a receber os prêmios. Votei no seu blog e agora meu voto é inútil porque o PHA foi demitido? Se ganhar o prêmio, vá lá, pegue o prêmio e, nos minutinhos de discurso, dê algumas palavras de apoio ao PHA e de desagravo ao IG”.

Vejam bem: eu não tenho como retirar a candidatura deste blog ao Ibest, porque não apresentei sua candidatura. Alguém inscreveu o Cidadania no concurso e o blog não sairá de lá só porque eu tirei o selo. Assim, quem votou no Cidadania não perderá seu voto.

Talvez a melhor forma de resolver isso seja pedir vossa opinião. Apesar de este ser um blog, um diário pessoal na internet, não posso deixar de levar em conta o fato de que seu leitorado tem todo direito de opinar. Trata-se do mesmo respeito ao leitor que cobro do IG. Assim, quem puder que por favor opine sobre o que acha da retirada ou não do selo.

Anúncios

3 Respostas to “O livre pensar: sobre Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim e o IG”

  1. Murilo said

    Engraçado, quando tiraram o Boris Casoy da Rede Record ninguém deste blog falou nada! O Boris Casoy incomodava o governo do PT por falar a verdade e acabou demitido da emissora por pressão do governo sobre a Record. Agora tem a cara de pau de falar que PHA foi demitido do IG por pressão de algumas pessoas. Reclamam que PHA foi demitido por interesses particulares de alguns, mas se calam quando o governo ordenou que Boris Casoy fosse demitido da Record. Vá se danar este blog e toda esta esquerda autoritária. Parabéns ao IG por ter botado o PHA para correr!

  2. Theles said

    Vamos manter a pressão!

    Peço que divulguem também os endereços que estão redirecionando para o site do PHA:

    http://www.conversa-afiada.com

    e

    http://www.conversaafiada.com

    Estes dominios que estão funcionando como redirecionamentos foram pagos e serão transmitidos ao PHA assim que possível.

    Sds
    Theles

  3. joneprotein said

    Francamente! mudei de setor na empresa q trabalho, durante intervalo sempre entro no ig e vô(ia) direto ao “conversa-afiada”, nesses dias tentei entrar e não via o “conversa-afiada”, achei q tinham colocado alguma espécie de “bloqueio”, mas agora tive essa triste notícia q vc me deu! Que pena para o IG!!!! Valeu por deixar esses lincks!!! Parabens pelo texto e a frase de “Abrahan Lincoln”, ela se aplica perfeitamente!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: