Blog do Desemprego Zero

OCDE afirma que União Européia já sofre com restrição ao crédito

Posted by Leonardo Nunes em 25 março, 2008

Léo Nunes – Paris – O diário francês Le Figaro publica matéria, nesta semana, em que discute as previsões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico no que diz respeito a indicadores econômicos europeus (clique aqui para ler a reportagem).

Segundo a OCDE, a crise norte-americana já atingiu a Europa e a restrição ao crédito é nítida. Entretanto, as previsões de crescimento para a zona do euro são melhores do que para os EUA em 2008. Para a Organização, a crise engendra uma desconfiança generalizada no mercado. Como conseqüência, a aversão ao risco sobre e o preço dos financiamentos, isto é, as taxas de juros, se elevam.

As previsões não catastróficas da OCDE devem-se, sobretudo, ao formidável desempenho das exportações alemãs, que devem permitir um crescimento de 1,9% ao ano na zona do euro, em detrimento da previsão para os EUA (1,4%). Ainda segundo a OCDE, a sobrevalorização do euro tem um efeito positivo, ao diminuir o custo energético, o que impulsiona o crescimento e ajuda na manutenção de taxas de inflação de longo prazo a níveis baixos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: