Blog do Desemprego Zero

Política industrial prevê R$ 251 bi para 24 setores

Posted by NOSSOS AUTORES em 25 março, 2008

 Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Trecho de matéria extraída do Valor Online:

A nova política industrial que o governo vai anunciar nos próximos dias, batizada de “Política de Desenvolvimento Produtivo”, prevê investimento de R$ 251,6 bilhões em 24 setores da economia entre 2008 e 2010.

Desse total, R$ 210,4 bilhões virão do BNDES e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). O governo também estuda medidas de desoneração tributária e de depreciação acelerada de investimentos.

A primeira meta, segundo documento obtido pelo Valor, é ampliar a taxa de investimento da economia, medida pela Formação Bruta de Capital Fixo, de 18,6% para 21% do PIB até 2010. Isto é, nesse ano a economia estará investindo cerca de R$ 604 bilhões – em 2006, foram R$ 390 bilhões.

A segunda meta é incentivar o aumento, de 0,51% para 0,65% do PIB, dos gastos do setor privado com pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em 2005, as empresas investiram R$ 12,5 bilhões – em 2010 aplicariam cerca de R$ 18,2 bilhões.

A terceira meta é aumentar de 1,15% para 1,25% a participação do Brasil nas exportações mundiais, o que levaria as vendas anuais a saltar de US$ 160,6 bilhões, em 2007, para US$ 208,8 bilhões daqui a dois anos. O ritmo de expansão previsto é de 11% ao ano, abaixo do registrado nos últimos anos.

Leia mais no Valor Online

Por José Augusto Valente*

Essas medidas terão impacto na logística e na infra-estrutura de transportes e precisam ser acompanhadas, por exemplo, de uma política voltada para a renovação da frota de caminhões (que tem idade média de 18 anos), da prorrogação do Reporto (que está pronta para votar no Congresso) e da implantação do Retrem (nos mesmos moldes do Reporto, mas voltado para o modal ferroviário).

Necessariamente terá que ser feita a primeira grande revisão do Plano Nacional de Logística e Transportes, do Ministério dos Transportes. O ritmo de expansão da economia, previsto em 2006, era menor do que o que está ocorrendo.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo.

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com

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