Blog do Desemprego Zero

PMDB vai desistir de candidatura própria no Rio para apoiar candidato do PT

Posted by Beatriz Diniz em 27 março, 2008

Fonte: Folha Online

Escrito por Renata Giraldi
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), deverá comunicar amanhã oficialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os peemedebistas vão apoiar o candidato do PT nas eleições para prefeito na capital fluminense. A Folha Online apurou que Cabral teria conversado hoje com Lula para informar que as negociações estavam bem avançadas.

Na prática o PMDB do Rio abre mão de ter candidato próprio em nome da aliança com o PT. Parlamentares que acompanham as articulações afirmam que o nome escolhido para encabeçar a chapa deve ser o do deputado estadual Alessandro Molon (PT), mas os petistas ainda devem realizar prévias para definir o candidato.

Já para ser vice na chapa de Molon, o PMDB deverá referendar o nome de Régis Velasco Fichtner Pereira, que é secretário estadual de Cabral e era o segundo suplente do governador no Senado. Amigo pessoal do governador, Fichtner é homem de extrema confiança de Cabral.

De acordo com parlamentares, o mais difícil para Cabral será comunicar ao amigo e auxiliar, Eduardo Paes –atual secretário de Esporte do Estado– que ele não poderá ser candidato nas eleições municipais de outubro. Paes rompeu com o PSDB e filiou-se ao PMDB com o objetivo de disputar as eleições.

A Folha Online apurou que a eventual aliança do PT com o PMDB foi relatada por Cabral hoje à tarde a Lula. Na conversa, segundo interlocutores, o presidente teria comemorado, uma vez que as negociações ocorreram de forma discreta e sem tensões –ao contrário do que vem sendo articulado em Belo Horizonte.

No diálogo entre Cabral e Lula, o presidente teria feito menções às dificuldades que ocorrem em Belo Horizonte, pois o prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), não conseguem fechar uma aliança em torno de Márcio Lacerda (PSB) por esbarrarem em resistências dos ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), além de Hélio Costa (Comunicação).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: