Blog do Desemprego Zero

Não tenho nada no IG para cancelar! O Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim dava muito dinheiro

Posted by Beatriz Diniz em 29 março, 2008

Publicado no Blog do Adriano Moutinho

Sites na internet ganham dinheiro exclusivamente com anunciantes. Simples assim. Ao contrário de jornais e revistas, onde as pessoas pagam pelo conteúdo a ser lido, na internet só dá certo aquilo que é de graça.

Empresas que vivem da rede alimentam-se quase integramente de propaganda. Recebem de anunciantes, que querem obter exposição de seus produtos com impressões de páginas e cliques.

No Brasil há várias grandes empresas de conteúdo de internet. Uma das maiores é o Internet Group (IG). O conteúdo produzido pelo IG não é vendido a ninguém. Obrigam os leitores a aturar propagandas em todos os sites, para garantir a gratuidade dos serviços.

Dessa forma, a moeda de troca do IG com os anunciantes é o número de visitas que os sites hospedados têm em um determinado espaço de tempo. Blogs com muitas impressões trazem mais renda e lucro para a empresa.

Por isso, causa-se estranheza o fato do IG ter cancelado o Blog de Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada, sob a alegação de que não era rentável para a empresa. A audiência, como mostrada na figura abaixo, é de mais de 3 milhões de impressões mensais!

paulo-henrique.jpg
Para se ter uma idéia do volume de renda que este site trazia para o IG, podemos considerar o exemplo do sistema de propaganda que possuo neste blog, o Google Ad-sense. Para cada 1000 impressões de minha página, o Ad-sense me dá 3 cents de dólar. Além disso, para cada pessoa que clica em qualquer um dos anúncios, recebo um retorno de 4 cents, e em torno de 5% das impressões geram pelo menos 1 clique, principalmente porque o Google sabe como direcionar a propaganda certa para o tipo de assunto e público do Blog.

Isso significa que se o Conversa Afiada empregasse este barateiro sistema de propaganda, ganharia por mês cerca de R$11300. O suficiente para pagar o salário de alguns jornalistas e revisores. O IG pode conseguir muito mais renda com anunciantes fixos, propagandas grandes como McDonalds, Ponto Frio, Submarino, Americanas, Brastemp, Casa e Vídeo, Magazine Luísa, Philips e outros, que aparecem nas páginas do IG diariamente.

O Conversa Afiada não possuía Ad-sense, ou seja, dispensava os 11 mil reais de renda adicionais. Isso significa que os anunciantes maiores deveriam pagar pelo menos, no barato, 25x mais pelos cliques e impressões da página.

Calculando-se então, a renda gerada pelo Blog deveria ser cerca de 280 mil reais mensais, ou 3.4 milhões anuais. Como o faturamento anual do IG é de U$30 Milhões, O conversa afiada representava 6% disso. Pode-se abrir mão de uma fatia tão grande sem mais nem menos?

Isso me força a acreditar que existe algo além de motivos econômicos na demissão de PHA. Talvez os assuntos de que tratava em seu Blog não fossem convenientes para alguns dos anunciantes, ou forças políticas forçaram o IG a tomar esta decisão, temendo represálias.

Como o site do PHA é um dos poucos da grande imprensa que fala mal de Serra, Dantas e FHC, acreditar que estas forças o derrubaram é uma boa possibilidade, pois são muitas as denúncias de ocorrências deste tipo.

PHA também era o maior nome a se opor abertamente ao estabelecimento da BrOi, junção da BrTelecom com a OI. O interesse do capital, por vezes, é muito mais forte que qualquer organização política.

O que fazer então em meio a isso? Na minha opinião devemos boicotar o IG e mostrar aos seus anunciantes que não toleraremos interesses políticos e econômicos mais fortes que o nosso direito a informação. Já não podemos confiar na TV, em revistas e jornais. Se não tomarmos cuidado, perderemos a internet.

Fiz minha parte, reclamei e levei esta opinião a varias pessoas. Não posso boicotar o IG mais do que faço, pois não tenho conta, não utilizo quaisquer serviços e agora não acesso nenhum de seus Blogs. Não tenho nada a cancelar! E vocês?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: