Blog do Desemprego Zero

União pode ser processada pela epidemia de dengue

Posted by Beatriz Diniz em 1 abril, 2008

Fonte: Brasil de fato

Escrito Juliano Domingues da redação (Radioagência NP),dia 27/03/2008

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro vai entregar para a Defensoria Pública da União um relatório completo sobre os danos causados pela epidemia de dengue no Estado. A partir do documento, a entidade pretende ajuizar uma ação coletiva para a reparação dos danos morais e materiais causado às famílias em conseqüência das mortes causadas pela doença.

Até agora, foram notificados aproximadamente 42 mil casos da doença no estado. O número de mortes chega a 54. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, a União precisa ser responsabilizada pelas mortes. “A verdade é que nós estamos vivendo uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro que, ao nosso ver, é um repeteco da irresponsabilidade e da omissão do poder público. Eu acho que o que tem aumentado essa negligência do poder público é a impunidade”.

O governo Sérgio Cabral (PMDB) reduziu em quase 50% a previsão de gastos em prevenção e combate à dengue para este ano no Rio. O mesmo governo fechou logo no início da gestão o Hospital São Sebastião, principal centro de referência e estudos sobre infectologia e combate à dengue.

Na última semana, o governo federal e os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro trocaram acusações sobre quem seria o culpado pela epidemia. Jorge Darze afirma que todos são responsáveis pelo problema. “Na nossa opinião, as três esferas de governo são responsáveis. Essa discussão sobre se o mosquito é municipal, estadual ou federal já passou. O mosquito é responsabilidade das três esferas de governo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: