Blog do Desemprego Zero

A SEMANA A LIMPO

Posted by Leonardo Nunes em 4 abril, 2008

Léo Nunes – Paris

Brasil

A Comissão de Serviços e Infra-Estrutura do Senado Federal aprovou nesta semana, num ato de descuido de integrantes da base aliada, um requerimento para a convocação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ministra tem até 30 dias para atender a convocação. A justificativa formal para o requerimento é a necessidade de explicações em relação ao andamento das obras do PAC. No entanto, sabe-se que a oposição utilizará o depoimento para discutir o caso do dossiê preparado por sua assessora, com informações de gastos sigilosos no governo FHC. Dilma é o nome preferido do presidente Lula para sua sucessão.

Economia

O presidente do Federal Reserve Bank (o FED, ou Banco Central dos EUA), Ben Bernanke, admitiu pela primeira vez nesta semana a possibilidade de recessão na maior economia do mundo. A declaração de Bernanke trouxe apreensão ao mercado financeiro internacional. Conforme declaração dada pelo diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, a crise iniciada no mercado de crédito subprime norte-americano tornou-se uma crise de insolvência. A extensão da crise será percebida assim que os principais agentes do mercado financeiro anunciem suas reais perdas.

Internacional

No plano internacional, o principal assunto dos jornais brasileiros e europeus é a possível libertação da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O presidente francês trata o assunto como prioridade de sua política externa. O presidente Hugo tenta colaborar, mas o maior entrave às negociações parece ser mesmo o presidente colombiano Álvaro Uribe. A morte de Raul Reyes, número dois da guerrilha, foi possível graças à interceptação de um telefonema nas negociações para a libertação dos últimos reféns. Certamente, a guerrilha teme que algo parecido possa ocorrer novamente.

Clique aqui para ler nosso manifesto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: