Blog do Desemprego Zero

POTÊNCIAS EUROPÉIAS BARRAM CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DE CONTROLE BANCÁRIO

Posted by Leonardo Nunes em 7 abril, 2008

Léo Nunes – Paris – A crise econômica mundial, iniciada no mercado de crédito subprime dos EUA, trouxe à tona a discussão acerca da criação de um órgão supranacional, no âmbito da União Européia, que teria como objetivo a supervisão e o controle sobre o sistema bancário europeu.

 

Numa economia capitalista, cabe ao Estado, convocado pelos donos da banca, o papel de emprestador de última instância e de árbitro das crises financeiras nacionais e internacionais. De fato, sem algum tipo de socialização das perdas, torna-se quase impossível evitar que muitas crises contaminem o “lado real” da economia.

 

Entretanto, o custo da socialização das perdas é diretamente proporcional ao nível de desregulamentação financeira. Ademais, a liberalização financeira, levada ao paroxismo no capitalismo pós-Bretton-Woods, trouxe no seu bojo um custo muito maior para a resolução das crises. E parte deste custo é necessariamente arcado pelo Estado e, em última instância, pelo contribuinte, através da utilização direta de recursos públicos ou pelos inconvenientes de uma recessão econômica.

 

Portanto, a criação de um órgão supranacional de supervisão e controle do sistema bancário seria fundamental para minimizar os efeitos das crises financeiras. Todavia, Economia é Política. A concepção de tal organismo iria de encontro ao interesse de potências como França, Reino Unido e Alemanha, pois retiraria das mesmas a autonomia na gestão da política econômica. Os mais fracos clamam por tal mudança, mas esta reivindicação deve ser inócua, dado que a corda sempre pende para o mesmo lado.

 

Clique aqui para ler nosso manifesto.

Anúncios

3 Respostas to “POTÊNCIAS EUROPÉIAS BARRAM CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DE CONTROLE BANCÁRIO”

  1. e a foto?

  2. Parabéns Leo! Seus textos estão muito bons. Seria a influência da Cidade Luz? Claro que não, pois você já saiu inteligente do Brasil…

    Um abraço,

    Rodrigo L. Medeiros

  3. Léo Nunes said

    Olá Rodrigo,

    Muito obrgado por suas palavras.

    Seus comentários também são sempre muito pertinentes!!!

    Um abraço, Léo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: