Blog do Desemprego Zero

Caminhoneiros ameaçam greve contra rodízio em SP

Posted by NOSSOS AUTORES em 11 abril, 2008

Publicado originalmente no Blog Logistica e Transporte

Por José Augusto Valente*

Descontentes com a inclusão dos caminhões no rodízio municipal e também com as restrições de carga e descarga das 5 às 21 horas na área do centro expandido- anunciadas na semana passada pela Prefeitura de São Paulo -, os cerca de 50 mil caminhoneiros autônomos da capital paulista ameaçam paralisar as atividades, caso não sejam ouvidos pela Prefeitura. A mobilização contra as novas regras não pára por aí: hoje, o Sindicato das Empresas de Carga (Setcesp) deve divulgar um manifesto contra as medidas anticaminhão. As duas entidades reclamam que não foram ouvidas pelo governo municipal, que teria imposto as restrições ao setor, fundamental para o abastecimento da capital.

Leia mais no site do Yahoo, matéria da Agência Estado

Nós já nos manifestamos várias vezes sobre o assunto. Os vilões do apagão diário no trânsito de São Paulo não são os caminhões, mas os automóveis, a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

As autoridades se tivessem implantado os 300 km de corredores de ônibus, avançado na construção do metrô e tivessem imposto restrições à circulação de automóveis teriam reduzido as proporções desse drama diário enfrentado pelos paulistanos. Colocar o ônus no transporte rodoviário de cargas é um acinte à inteligência do cidadão médio. Basta medir o que acontecerá com a greve dos caminhoneiros.Se ela ocorrer, os caminhões deixarão de circular, e será um inferno para a cidade, que ficará desabastecida. Se, porventura, houvesse uma “greve” de apenas metade dos automóveis seria o paraíso para os paulistanos!

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte. Currículo. Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: