Blog do Desemprego Zero

Sérgio Rezende diz que ciência e tecnologia são fundamentais para desenvolvimento do país

Posted by Beatriz Diniz em 17 abril, 2008

“…O governo federal tem consciência de que para atingir bons resultados e colocar o país na vanguarda do setor de ciência e tecnologia é fundamental também investir na formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento…”

Por: Luciana Sergeiro

Publicado em: Agência Senado

Por: Valéria Castanho

“É um consenso hoje nacional de que ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”. Com essa afirmação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, iniciou nesta quinta-feira (17) sua apresentação sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) relativo aos anos de 2007/2010.

Em sua exposição, feita ao senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o ministro explicou que as principais estratégias para esses quatro anos são a expansão e a consolidação do Sistema Nacional de C,T&I ; a promoção de inovação tecnológica nas empresas; a produção, o desenvolvimento e a inovação (P,D&I) em áreas estratégicas e ainda o direcionamento de C,T&I para o desenvolvimento social.

Sérgio Rezende destacou ainda que o governo federal tem consciência de que para atingir bons resultados e colocar o país na vanguarda do setor de ciência e tecnologia é fundamental também investir na formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento, “fortalecendo em especial as áreas tecnológicas e as áreas portadoras de futuro”, como explicou.

Recursos Humanos

Para atingir esse objetivo, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está investindo na ampliação de bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A meta dessa ação é aumentar as bolsas das atuais 100 mil/ano para 160 mil/ano em 2010, objetivando formar 16 mil doutores no último ano do plano. Para isso, o Plano de Ação prevê investimentos da ordem de R$ 6,5 bilhões entre 2007 a 2010.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e atender ainda as necessidades dos pesquisadores que estão sendo formados, também está sendo buscada a ampliação do apoio a projetos de infra-estrutura e de pesquisa básica e aplicada, além do número de publicações científicas no país.

Segundo explicou o ministro, o Brasil, nas últimas décadas, desenvolveu um “robusto” sistema de ciência e tecnologia que tem apresentado bons indicadores de formação de recursos humanos e de produção científica. No entanto, ele ressaltou que as conseqüências econômicas deste sistema ainda são muito limitadas.

– Isto é em grande parte devido à falta de cultura para inovação no setor empresarial, mas também pela falta de políticas públicas adequadas – informou.

A partir desses dados, o ministro informou que outro objetivo do Plano de Ação é o de incentivar a promoção da inovação tecnológica nas empresas, por meio de várias estratégias, entre elas a estruturação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) com redes de institutos públicos federais, estaduais e também privados.

Na área social, o plano tem o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia e melhorar o ensino de Ciências nas escolas, além de promover tecnologias para o desenvolvimento social.

Recursos Financeiros

Para implementar todas as metas previstas no plano, Sérgio Rezende explicou ainda que o governo pretende disponibilizar entre 2007 a 2010 um total de R$ 41,2 bilhões de recursos oriundos não somente do MCT, mas também de outros ministérios e fontes federais ligadas ao setor.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), para atender a requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: