Blog do Desemprego Zero

“Desemprego recua para 8,6% em março” é a boa-nova de hoje

Posted by NOSSOS AUTORES em 24 abril, 2008

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente*

A taxa de desemprego brasileira recuou em março, para 8,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março de 2007, a taxa havia ficado em 10,1%.

Na comparação com o mês anterior (8,7%), houve estabilidade no indicador.

Leia mais no G1

A redução do desemprego certamente levará ao aumento do consumo, da produção e, conseqüentemente, da movimentação de cargas.

Como já vimos dizendo há algum tempo é preciso acelerar os investimentos previstos no PAC. Isso será possível com a garantia de pagamento logo após a liquidação da fatura de medição dos serviços e obras de infra-estrutura. É possível também com o aumento de recursos disponíveis para financiamento no BNDES.

Por outro lado, os embarcadores e transportadores têm que aumentar a eficiência das cadeias logísticas, na parte que lhes cabe.

Especialmente, na construção de novos silos e armazéns, para garantir o fluxo adequado das cargas. Para isso existe o Moderinfra do BNDES que está sendo insuficientemente demandado pelas empresas.

Um outro ponto importante diz respeito aos prefeitos e governadores de estados. As regiões metropolitanas e as médias e grandes cidades ainda não estão permitindo um fluxo eficiente das mercadorias, gerando perdas para embarcadores e transportadores.

O maior exemplo disso é a Prefeitura de São Paulo que quer restringir o fluxo de caminhões na cidade, ao invés de fazê-lo com os automóveis – os grandes vilões do apagão diário no trânsito da cidade.

Os automóveis não trazem vantagens para a coletividade e esses usuários não pagam o preço que deveriam para garantir o seu conforto e comodidade, em detrimento do desconforto dos usuários dos transportes coletivos, que têm que permanecer horas em pé e espremidos nos lotados ônibus de SP.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo.

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: