Blog do Desemprego Zero

DIREITA NÃO CEDE A PRESSÕES DOS “SANS PAPIERS”

Posted by Leonardo Nunes em 24 abril, 2008

 

RIVE GAUCHE

 

Léo Nunes – Paris – O ministro da Imigração francês, Brice Hortefeux, concedeu uma entrevista ao diário francês Le Figaro (clique aqui para ler a entrevista). Nela, Hortefeux deixou claro qual a política imigratória francesa.

 

O ministro rechaçou qualquer possibilidade de um processo de regularização em massa de imigrantes ilegais. O movimento dos “sans papiers” (a tradução mais próxima seria “sem documentação”) luta pela regularização dos mesmos. Como forma de protesto, os “sans papires” entregaram cem mil dossiês nas distintas subfrefeituras francesas, que são responsáveis pela emissão de títulos de estadia.

 

Entretanto, as manifestações não têm surtido efeito. A política do Elysée deve continuar na mesma linha dos últimos tempos, ou seja, regularizações raras e caça aos ilegais. Vale lembrar que o endurecimento da política imigratória é diretamente proporcional ao crescimento econômico. Em momentos de vacas gordas, tal política é relaxada. Quando o ciclo inverte e os imigrantes não se tornam funcionais, aperta-se a política de imigração.

Leonardo Nunes:  Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos

Clique aqui para ler nosso manifesto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: