Blog do Desemprego Zero

“Standard & Poor’s dá categoria de grau de investimento ao Brasil” é boa nova do ano!!!

Posted by NOSSOS AUTORES em 1 maio, 2008

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente*

A agência de classificação de risco Standard and Poor’s concedeu ao Brasil o patamar de grau de investimento nesta quarta-feira (30).

A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros.

Confira os indicadores de mercado

Aguardada há alguns anos pelo governo e por agentes do mercado financeiro, a notícia foi vista com surpresa pelo mercado, já que não era esperada ainda neste primeiro semestre.

Leia mais no site G1

Leia mais no site Uol

Essa é a melhor notícia que poderíamos divulgar neste ano.

A Standard&Poors é a mais conservadora das que atribuem graus de investimento a países em desenvolvimento. Por conta disso, o significado é maior ainda.

Vivemos um ciclo virtuoso na economia e na área social e a tendência, daqui pra frente, é que esse ciclo se acelere, embora alguns efeitos colaterais negativos possam surgir em função dessa nova realidade, como a apreciação do câmbio.

De qualquer forma, podemos abrir a garrafa de champanhe e comemorar.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo.

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com

Anúncios

2 Respostas to ““Standard & Poor’s dá categoria de grau de investimento ao Brasil” é boa nova do ano!!!”

  1. Heldo Siqueira said

    Amigos,

    se não der pra baixar a taxa de juros agora, não sei o que a turma do Meirelles vai inventar. Pelo visto, não teremos mesmo (agora menos que antes) uma política de câmbio desvalorizado. Mesmo assim, a valorização artificial do Real vai custar menos aos cofres públicos (o que em si já é uma grande coisa!).

    Abraços

  2. Faço minhas as sábias palavras de José Murilo de Carvalho: “O instrumento clássico de legitimação de regimes políticos no mundo moderno é, naturalmente, a ideologia, a justificação racional da organização do poder” (‘A formação das almas’. Companhia das Letras, 1990. p.9).

    Penso ser o “grau de investimento” um reforço que a ortodoxia tupiniquim usará para justificar a continuidade da política monetária vigente. Realmente a política monetária do governo brasileiro é previsível, assim como o gostam de mencionar os adeptos do projeto mediocrático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: