Blog do Desemprego Zero

Mercado Aberto

Posted by Beatriz Diniz em 4 maio, 2008

Fed deve cortar juro em 0,25 ponto e encerrar ciclo de baixa, diz LCA

Publicado originalmente na Folha

O Fed (banco central dos EUA) deve anunciar hoje um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, para 2% ao ano, e encerrar o ciclo de reduções, de acordo com relatório da consultoria LCA. “Os juros norte-americanos já estão muito baixos e reduzi-los ainda mais teria eficácia limitada”, diz Luís Suzigan, economista da LCA . Daqui por diante, diz a consultoria, o governo norte americano irá preferir intensificar o uso de linhas emergenciais de crédito para fornecer liquidez ao mercado.

Suzigan afirma que as linhas emergenciais vão direto na raiz do problema, que é a restrição de liquidez. “As instituições financeiras estão cobrando muito caro para emprestar recursos, com medo de ficarem descobertas. A liquidez está restrita porque está todo mundo segurando os recursos.”

De acordo com a LCA, as cotações de juros nos mercados futuros se alinharam a essa expectativa, pois há indícios de que a intensidade da recessão americana é branda. Até meados de março, a expectativa do mercado futuro para o final deste ano era de juros entre 1,25% e 1,5% ao ano.

A previsão está entre 2% e 2,25% ao ano. Em relação ao crescimento da economia dos EUA no primeiro trimestre, que será divulgado hoje, a consultoria prevê um crescimento de 0,3%, em termos anualizados no PIB do período, na comparação com o quarto trimestre de 2007. “A depender da variação dos estoques privados, o resultado poderá ser mais positivo, surpreendendo os mercados”, diz a LCA. A consultoria diz que foi registrado um aumento considerável nos estoques no primeiro trimestre e que o PIB pode superar as previsões.

De acordo com a LCA, a prova de que os EUA enfrentam uma crise de intensidade moderada deve ser o resultado da sondagem industrial de abril, que será anunciada amanhã. O levantamento mostra se a expectativa é a de crescimento ou de retração da atividade.

Já os dados do mercado de trabalho nos EUA, que serão conhecidos na sexta-feira, devem mostrar uma queda menos severa no nível de emprego do que a estimativa dos mercados, segundo a consultoria. A expectativa é a de que tenham sido eliminados cerca de 50 mil empregos em abril, resultado inferior ao de março, quando houve corte de 80 mil postos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: