Blog do Desemprego Zero

Demanda crescente e investimentos em tecnologia são responsáveis pelo crescimento

Posted by Beatriz Diniz em 5 maio, 2008

“O Brasil tem hoje 276 milhões de hectares de terras cultiváveis. Dessas, 72% são ocupadas por pastagens naturais e cultivadas, 16,9% por grãos e apenas 2,8% por cana-de-açúcar. Esse quadro mostra que esta cultura mantém um comportamento normal, com potencial para ser ampliada em áreas de pastagens.”

*Por Luciana Sergeiro

 Publicado em: Projeto Brasil

Por: Juliana Saporito

Estimulada pelo aumento do consumo de etanol, bem como por suas exportações, a safra brasileira de cana-de-açúcar em 2008 atingirá até 631,5 milhões de toneladas – recorde histórico para o país. De acordo com o levantamento feito pela Companhia Nacional e Abastecimento (Conab), isso representa uma expansão de 13,1% em relação ao ano anterior.

Além da demanda crescente, entre os principais motivos para a expansão estão o clima favorável, os investimentos no melhoramento tecnológico das unidades de processamento e o plantio de variedades mais produtivas. A área cultivada também deu um salto este ano, passando de 7 milhões para 7,8 milhões de hectares, resultado, na sua maioria, da instalação de novas usinas, sobretudo em áreas de pastagens.

“O Brasil tem hoje 276 milhões de hectares de terras cultiváveis. Dessas, 72% são ocupadas por pastagens naturais e cultivadas, 16,9% por grãos e apenas 2,8% por cana-de-açúcar. Esse quadro mostra que esta cultura mantém um comportamento normal, com potencial para ser ampliada em áreas de pastagens”, diz Wagner Rossi, presidente da Conab.

Da safra total, 44,5% (257,9 milhões de toneladas) serão destinados à produção de açúcar e outros produtos, como rapadura, cachaça e melaço. O restante, 321,9 milhões (55,5%) será usado para fabricar o combustível.

De acordo com as projeções da Conab, serão produzidos entre 26,4 bilhões e 27,4 bilhões de litros de álcool, 14,9% a 19,4% a mais que em 2007. Sendo que deste montante serão exportados 4,2 bilhões de litros – a grande maioria (2,5 bilhões de litros) para os Estados Unidos – que aumentou a mistura de etanol a gasolina.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: