Blog do Desemprego Zero

Dilma depõe em comissão do Senado. Oposição quer que ela fale sobre dossiê

Posted by Beatriz Diniz em 7 maio, 2008

Publicado originalmente no O Globo online

Por Gerson Camarotti

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está na manhã desta quarta-feira (7) na Comissão de Infra-Estrutura (CI) do Senado para prestar depoimento. Oficialmente, ela foi convocada para falar sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas a oposição pretende questioná-la o máximo possível sobre a elaboração do dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique.

” A legitimidade desta sessão passa pela senhora começar a reunião abrindo seu coração e dizendo o que sabe sobre o dossiê ”

Antes de a ministra iniciar sua exposição, dois líderes da oposição, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Agripino Maia (DEM-RN) pediram que Dilma faça declarações sobre o caso do dossiê.

Virgílio afirmou que a palavra de Dilma sobre o dossiê será relevante e prometeu tratar a ministra com “urbanidade e cavalheirismo”.

– De um lado e de outro estão democratas que querem o império da lei e não aceitam coação a adversários. A legitimidade desta sessão passa pela senhora começar a reunião abrindo seu coração e dizendo o que sabe sobre o dossiê – disse Arthur Virgílio.

O depoimento acontece num momento em que enfrenta uma crise explosiva dentro da Casa Civil. Funcionários deslocados para montar ameaçam denunciar a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, como a respoensável pelo episódio, caso sejam indiciados pela Polícia Federal. O caso está mobilizando dirigentes petistas e já chegou ao gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi informado sobre a rebelião e pediu a emissários para apurar o tamanho da crise.

A rebelião cresceu depois que vazaram informações preliminares de que a sindicância interna restringiria a suspeita a dois funcionários escalados em fevereiro pelo secretário de Controle Interno, José Aparecido Nunes Pires, como revelou ‘O Globo’ há um mês. Eles foram selecionados para montar um banco de dados com informações de gastos com contas do tipo B entre os anos 1998 e 2002.

Lula diz que Dilma é responsável pelo sucesso do PAC

Em Manaus, o presidente Lula não poupou elogios a Dilma e voltou a apresentá-la como a responsável pelo sucesso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e disse que em 2010 a oposição não vai ganhar a eleição.

– Quando eu disse que ela era a mãe do PAC houve quem criticasse. É ela que é a responsável pelo sucesso do PAC. É ela quem cobra e quem fiscaliza – disse.

PF pede mais tempo para investigar dossiê

Na segunda-feira, a Polícia Federal (PF) decidiu pedir à Justiça Federal a prorrogação do prazo para concluir as investigações sobre o dossiê, que deveria ser concluída nesta quarta-feira. Para obter a prorrogação, o delegado da Polícia Federal Sérgio Menezes, que preside o inquérito, vai enviar à Justiça Federal o inquérito e as razões pelas quais deseja o adiamento. Caso o pedido seja aceito, o juiz determina qual o novo prazo de conclusão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: