Blog do Desemprego Zero

Para Mantega, o que tem que aumentar é a produção de alimentos

Posted by Beatriz Diniz em 8 maio, 2008

“O desempenho do Brasil quanto à inflação é muito satisfatório, excluindo o preço dos alimentos, a inflação está bem comportada. Segundo Mantega, o Brasil é um dos países periféricos que têm melhor controle da inflação.”

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Jornal Hora do Povo 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse não saber “por que se discute elevação de juro neste momento”. “O desempenho do Brasil quanto à inflação é muito satisfatório. Excluindo o preço dos alimentos, a inflação está bem comportada”, declarou Mantega, em evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, sobre a sinalização do Banco Central de aumentar os juros de forma “preventiva”, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para evitar “o risco inflacionário”. 

“Existe uma razão muito clara para o aumento da inflação no Brasil. Estes não são problemas estruturais, isto se deve em função à elevação dos preços das commodities, principalmente dos alimentos”, declarou Mantega, referindo-se ao aumento dos preços dos alimentos no mundo. Segundo o ministro, o Brasil é um dos países periféricos que têm melhor controle da inflação e o Brasil pode tirar vantagem da alta dos preços agrícolas para aumentar a produção de alimentos. Ele acrescentou que “seria importante que os EUA retirassem as tarifas sobre etanol brasileiro, comprassem nosso etanol e deixassem o preço do milho cair”. 

“Nós temos condições de crescer 5% ao ano de forma sustentável. Ninguém quer desequilíbrios na economia, mas nós temos que combater os desequilíbrios certos”, acrescentou Mantega.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: