Blog do Desemprego Zero

Obama recebe cada vez mais apoio dos quadros democratas

Posted by Beatriz Diniz em 11 maio, 2008

A candidatura democrata está chegando ao final e pela primeira vez Barack Obama possui mais apoio dos superdelegados que Hillary.

Por Katia Alves

Agência AFP

Publicado originalmente Jornal do Brasil

Os sinais de que a candidatura democrata está chegando ao seu desfecho são cada vez mais claras, já que mais quadros do partido declaram apoio a Barack Obama, agora que sua vitória frente a Hillary Clinton parece ter tomado um caminho sem volta.

A rede de televisão ABC anunciou nesta sexta-feira que, pela primeira vez, Barack Obama possui mais apoio dos superdelegados (267 contra 266) que Hillary.

Até agora, o número de superdelegados era o único indicador onde Obama não aparecia na liderança -já que em quatro meses de primárias, venceu em mais Estados, obteve mais delegados e a maior parte do voto popular, além de ter arrecadado muito mais para sua campanha do que a ex-primeira-dama.

Nesta sexta-feira, Obama conseguiu o apoio de quatro superdelegados suplementares, incluindo um deputado de Oregon (noroeste) e de Nova Jersey. No total, Obama já teria conquistado o apoio de dez superdelegados desde a sua ampla vitória na Carolina do Norte na terça, e de ter perdido por pouco em Indiana.

Um influente sindicalista, o presidente da Federação americana dos funcionários governamentais (AFGE), John Gage, explicou à AFP que os membros do seu sindicato “se impressionaram com a vitalidade, o entusiasmo e o grande apelo de Obama”, buscando mais apoio para o pré-candidato democrata.

Contudo, apesar da mídia já ter enterrado a candidatura de Hillary, Obama ainda não pode declarar abertamente sua vitória, apesar da sua visita com pompas de estrela, na quinta-feira, ao plenário da Câmara dos representantes.

Por sua vez, as personalidades mais influentes do partido, a presidente da Câmara Nancy Pelosi, o chefe da maioria no Senado Harry Reid, o ex-vice-presidente Al Gore, ainda não se pronunciaram. – Na medida em que as primárias forem acontecendo, um vencedor surgirá – disse Pelosi.

O ex-pré-candidato John Edwards, que não fez grandes declarações desde que abandonou a corrida no fim de janeiro, pronunciou uma frase ambígua na rede de televisão MSNBC, sem declarar formalmente seu apoio.

– Considera-se simplesmente que Barack será investido, porque as coisas vão nesta direção – disse.

Anúncios

Uma resposta to “Obama recebe cada vez mais apoio dos quadros democratas”

  1. caneco said

    obama vai vencer. mas ainda assim penso q mcnain tem mais experiencia e podera em vantagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: