Blog do Desemprego Zero

Decreto com restrições ao trânsito de veículos pesados em São Paulo sai na terça-feira

Posted by NOSSOS AUTORES em 12 maio, 2008

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente*

Depois de São Paulo registrar a marca histórica de congestionamento – 266 km de vias com lentidão às 19h30 de anteontem -, provocado principalmente pelo tombamento de um caminhão, a Prefeitura publica na próxima terça-feira o decreto com as restrições para o trânsito de veículos pesados na capital com dez exceções, nenhuma delas para o horário de pico da tarde – das 17 às 21 horas.

Segundo o secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, a estratégia foi não fazer concessões nesse horário. As regras começam a valer em 45 dias, contados a partir da publicação do texto.

Leia mais no site do Yahoo, matéria da Agência Estado.

Se a matéria é fiel aos fatos e se entendi bem, a Prefeitura de São Paulo continua não percebendo o que está acontecendo no trânsito da cidade e a matéria ajuda ao associar o tombamento de um caminhão aos mega-engarrafamentos diários.

O problema em São Paulo é o excesso de automóveis em circulação, o que causa o apagão diário, infernizando a vida de todos e de todas. O resto é “conversa para boi dormir”.

Em vez de restringir a circulação de automóveis, a Prefeitura vai mexer com uma atividade que é essencial para a cidade: o transporte rodoviário de cargas.

Reduzir a circulação de caminhões vai ter um efeito contrário ao desejado, pois vai estimular a que mais automóveis demandem as vias e espaços urbanos, que deveriam ser priorizados para o transporte público e não são.

Uma paralisação das empresas e autônomos, por dois ou três dias seria o suficiente para mostra ao Prefeito Kassab quem deve ter prioridade no caos diário do trânsito de São Paulo.

Como já dissemos em outras ocasiões, já a paralisação dos automóveis transformaria a cidade num paraíso!

A solução, como não cansamos de repetir, é restringir, imediatamente, a circulação de automóveis com as seguintes medidas: pedágio urbano; restrição a estacionamento nas áreas centrais; IPVA progressivo para o segundo veículo; fiscalização rigorosa para retirar veículos irregulares; redução das tarifas de táxis, para estimular o seu uso.

Paralelamente, ampliar os corredores de ônibus urbanos e ampliar os sistemas de trens urbanos e metrô.

Clique aqui e leia tudo o que já publicamos sobre o Apagão no Trânsito e nos Transportes em São Paulo.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com

Anúncios

Uma resposta to “Decreto com restrições ao trânsito de veículos pesados em São Paulo sai na terça-feira”

  1. sidnei said

    eu acho que a proibição dos caminhões na cidade de SP vai ser um caus pois tenho certeza que a categoria não vai aceitar calada vão fazer muito barulho e a cidade vai parar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: