Blog do Desemprego Zero

Popularidade de Lula cresce e Temer quer aumentar mandato

Posted by Beatriz Diniz em 12 maio, 2008

“A aprovação do governo Lula bateu novo recorde, é a mais alta desde que começou a ser realizada a sondagem. Mais da metade dos entrevistados é a favor do terceiro mandato para o presidente Lula. Isso mostra sintonia entre o que o governo está fazendo e a expectativa da população.”

*Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Jornal Hora do Povo

A CNT/Sensus, na segunda-feira, revelou que a aprovação do governo Lula bateu novo recorde. A avaliação positiva de 57,5% do governo é a mais alta desde que a sondagem começou a ser realizada, em setembro de 1998. A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu, passando de 66,8% para 69,3% de aprovação.

Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro, 52,7% consideraram o atual governo positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular. Mais da metade dos entrevistados, 50,4%, é a favor do terceiro mandato para o presidente Lula. Ela mostra que, se a Constituição for modificada para Lula disputar o terceiro mandato, o presidente ganharia novamente a disputa. Lula receberia 51,1% dos votos, enquanto o candidato tucano teria apenas 35,7%. Em relação às pesquisas anteriores, somente Lula e a ministra Dilma evoluíram positivamente. Todos os demais possíveis candidatos pioraram seus desempenhos. Foram realizadas duas mil entrevistas em cinco regiões do país, 24 Estados e 133 municípios, entre os dias 21 e 25 de abril.

“Isso mostra sintonia entre o que o governo está fazendo e a expectativa da população”, disse o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS). Já o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), mostrou preocupação com o resultado da pesquisa. “Espero que a repercussão da pesquisa CNT/Sensus indicando que 50,4% dos entrevistados desejam um terceiro mandato para o presidente Lula não seja vulcânica, a ponto de induzir parlamentares a levarem a idéia adiante”, disse. O presidente do Senado afirmou ainda que tampouco concorda com a realização de um plebiscito sobre o mandato presidencial. Alegou que tal iniciativa poderia resultar em governos sem prazo de conclusão, abrindo espaço “para o terceiro, o quarto e o quinto mandato, e não é assim que funciona uma democracia”.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que “se as pessoas estão satisfeitas, elas tendem a pensar que esse tipo de governo tem que continuar e não fazem restrições ao terceiro mandado”. Ele disse, após abertura da feira de tecnologia agropecuária Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que pessoalmente não apóia a proposta.

Em sintonia com o debate travado na sociedade sobre o mandato do presidente Lula, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, anunciou que vai defender a prorrogação do mandato do presidente Lula para cinco ou seis anos. Ele vai propor também o fim da reeleição. Temer espera receber o apoio de governadores, senadores e deputados federais e estaduais por terem também seus mandatos estendidos em um ou dois anos. Sobre eventuais candidatos à sucessão do presidente Lula, Temer afirmou que, hoje, não há ninguém no PMDB com chances de se candidatar. “Acho que o PMDB, hoje, nos seus quadros, não tem candidato forte à Presidência da República”, avaliou.

O presidente Lula, por sua vez, afirmou, durante inauguração de obras em Osasco-SP, que “ninguém consegue fazer tudo em 8 ou 10 anos”. “Seria mesquinharia torcer para quem vier depois de nós fazer um governo pior”, disse.

 

Anúncios

Uma resposta to “Popularidade de Lula cresce e Temer quer aumentar mandato”

  1. […] Popularidade de Lula cresce e Temer quer aumentar mandato […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: