Blog do Desemprego Zero

Abolição

Posted by Beatriz Diniz em 13 maio, 2008

“Temos muito a fazer ainda para a promoção da igualdade racial em nosso país:ampliar e melhorar os acessos à educação de qualidade, criar condições de igualdade para o acesso, bem como para a remuneração no mercado de trabalho, reconhecer e titular as terras remanescentes dos quilombos com mais rapidez, eliminar a exclusão e a violência presentes no seio da juventude negra… Promover a verdadeira inclusão do negro na sociedade brasileira. Para tanto, muitos obstáculos teremos que transpor, muitas negociações teremos que fazer e muita firmeza teremos que ter.”

Por  Zulu Araújo

Abolição

Januario Garcia

Abolição

Abolição

Abolição

a lição do meu Avô

Que casou com minha Avó

Que pariu a minha Mãe

e com meu Pai, fazendo amor

Fez do prazer a flor da dor

A beleza negra que eu sou

Acabar com a tristeza

Com a pobreza

E o apartheid

Não fazer da Humanidade

A metade da metade

Parte branca

E parte negra

Abolição

Abolição

Abolição

Abolir essa careta

Que esconde a Natureza

E que me faz ser teu Irmão

E a lição

A lição do meu Avô

Foi ser dono do meu ser

Foi saber o que eu sou

A lição da Liberdade

Da verdade de Zumbi

Lá da Serra da Barriga

Da barriga onde eu nasci

Abolindo a velha intriga

Guerreando pra sorrir

Abolição.

Poema e declaração extraídos do Livro “25 Anos 1980 – 2005 Movimento Negro no Brasil”, de Januario Garcia, lançado em Festa Monumental no Museu da República, no bairro do Catete, Rio de Janeiro, no dia 08/05/2008.

Deixe um comentário

 
