Blog do Desemprego Zero

Governo zera impostos para segurar preço do pão

Posted by Beatriz Diniz em 15 maio, 2008

Tentando segurar aumento do preço do pão o governo adotará diversas medidas. O governo irá fazer a isenção de PIS e Cofins para o trigo in natura, vai baratear o transporte do trigo e estendeu o prazo para importação de trigo de fora do Mercosul com tarifa zero. E desta forma, espera-se que o preço do pão diminua em 10%.

Por Katia Alves

Por Eduardo Cucolo

Publicado originalmente na Folha online

O governo anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para tentar segurar a alta do preço do pão. A principal delas é a isenção de PIS e Cofins até o fim do ano para trigo in natura, farinha de trigo e pão francês. Hoje, esses impostos possuem uma alíquota de 9,25%.

Além disso, o governo decidiu baratear o transporte do trigo que vem sendo importado dos Estados Unidos e do Canadá para compensar a falta de importações da Argentina.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o custo do frete cairá 25% com a isenção de uma taxa destinada ao Fundo de Renovação da Marinha Mercante. “É um custo menor no transporte da farinha e do trigo”, afirmou.

Por fim, o governo estendeu o prazo para importação de trigo de fora do Mercosul com tarifa zero, que passou de 30 de junho para 31 de agosto.

“São três medidas que vêm no sentido de ampliar a oferta de trigo no mercado brasileiro e reduzir o custo do trigo e do pão francês”, afirmou Mantega.

Mantega disse que os produtores de trigo se comprometeram a repassar a queda no custo de produção para o consumidor. Ele lembrou que o pão francês subiu cerca de 25% nos últimos meses.

A estimativa do setor que é o preço da farinha tenha redução de 10% em função das medidas do governo. A farinha representa 70% do preço do pão francês. Representantes do setor, no entanto, prefeririam não estimar o impacto da redução de impostos no preço do pão.

Mantega afirmou que, a partir do segundo semestre, com o início da safra de trigo no Brasil, haverá uma redução maior no preço desses produtos. “Até lá, vamos tomar essas medidas, que deverão reduzir o preço da farinha e do pãozinho.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: