Blog do Desemprego Zero

Economia do Japão cresce 3,3% no primeiro trimestre

Posted by Beatriz Diniz em 16 maio, 2008

Considerada a segunda maior economia do mundo, Japão, obteve crescimento acima das previsões, incentivado pelas exportações na Ásia, pelos mercados emergentes e também pelo seu mercado interno. E importou a petróleo e gás natural. Mas alguns analistas não descartam a idéia de que o Japão em breve entrará em uma recessão. Pois, algumas grandes empresas já prevêem queda de seu lucro líquido.

Por Katia Alves

Por Isabel Conde

Publicado originalmente na Folha on line

A economia do Japão cresceu entre janeiro e março a um ritmo de 3,3% ao ano, acima das previsões, apesar da instabilidade financeira global dos últimos meses.

No ano fiscal de 2007, que terminou em 31 de março, o PIB (Produto Interno Bruto) da segunda maior economia do mundo aumentou 1,5% em termos reais, o que significa o sexto ano consecutivo de expansão econômica no Japão.

No primeiro trimestre de 2008, as previsões do mercado indicavam um crescimento de 2,6%, mas o PIB foi impulsionado pelas exportações para a Ásia e aos mercados emergentes e pelo consumo interno, disse hoje a ministra de Economia, Hiroko Ota.

De fato, as vendas de bens japoneses no exterior cresceram pelo 12º mês consecutivo, até 4,5%, enquanto as importações subiram 2%.

Os produtos que mais foram importados, segundo o ministério, foram petróleo e gás natural. Já no caso das exportações, os setores automobilístico e de metais não-ferrosos se beneficiaram do aumento da demanda de economias emergentes, como China ou Rússia.

As previsões indicam ainda que esses mercados ricos em recursos naturais vão ser fundamentais no crescimento futuro da economia japonesa.

No entanto, alguns analistas não descartam que o Japão caia em breve em recessão e dão por certo que está perto do fim o período de expansão que vivencia desde fevereiro de 2002, o mais longo desde que terminou a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

“Temos que ser cautelosos sobre o futuro, porque o número do gasto de capital foi negativo”, disse Ota.

Durante o primeiro trimestre de 2008, a despesa de capital caiu 0,9%, enquanto o investimento em bens imóveis cresceu 4,6%, acima do esperado.

Nesse período, o consumo interno, que representa 55% do PIB japonês, aumentou 0,8% em termos reais, impulsionado principalmente pela despesa dos lares e a construção, segundo o relatório divulgado hoje.

Os japoneses viajaram mais e gastaram mais em hotéis e, por outro lado, o forte inverno fez com que os consumidores gastassem mais em eletricidade para a calefação, segundo fontes governamentais citadas pela agência de notícias Kyodo.

O futuro se apresenta também pouco animador para muitas das grandes empresas japonesas, que publicam durante este mês seus resultados financeiros do ano fiscal 2007 e prevêem grandes reduções de seu lucro líquido para o atual período.

Por exemplo, a Toyota Motors previu na semana passada a primeira queda em sete anos de seu lucro líquido para o ano fiscal 2008, motivada principalmente pelo crescente aumento dos preços do petróleo e do aço.

Com relação ao trimestre anterior, o PIB japonês cresceu 0,8% entre janeiro e março, novamente um resultado superior às previsões que indicavam uma expansão da economia japonesa para esse período de 0,6%.

Em termos nominais, que não ajustam as mudanças nos preços, o PIB foi de 0,4% entre janeiro e março com relação ao mesmo período do ano anterior, o que equivale a 1,5% anualizado.

A economia japonesa cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo, mas o mau comportamento de outros indicadores começam a causar preocupação em relação a uma possível desaceleração econômica.

Hoje mesmo, o governo japonês revisou ainda mais em baixa a produção industrial de março, quando caiu 3,4%, na maior diminuição desde janeiro de 2003, e os pedidos de maquinaria, um dos indicadores econômicos importantes, baixou 8%, até US$ 9,1 bilhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: