Blog do Desemprego Zero

DER SPIEGEL: LULA DEFENDE BIOCOMBUSTÍVEL E HUGO CHÁVEZ

Posted by Leonardo Nunes em 19 maio, 2008

 

RIVE GAUCHE

 

Léo Nunes – Paris – O presidente Lula concedeu uma entrevista ao diário alemão Der Spiegel. Nela, Lula fez uma enfática defesa dos biocombustíveis. De acordo com o presidente, a produção de cana-de-açucar não deve afetar a produção de alimentos. Entretanto, esta não é a opinião de diversos especialistas. Em primeiro lugar, a terra é um bem escasso e é razoavelmente mítica a idéia de que o Brasil possui terras férteis por todos os lados.

 

Em segundo lugar, a cana traz efeitos muito negativos para o solo onde é plantada. Por fim, a produção da mesma reforça a lógica do latifúndio e a utilização de mão-de-obra desqualificada em condições precárias. Portanto, parece mais plausível a hipótese de que o governo está alinhado aos interesses dos grandes latifundiários e do capital internacional, representado pelo governo ianque e pelas multinacionais de energia.

 

Já o ponto alto da entrevista foi a defesa que Lula fez em relação aos governos de esquerda na América do Sul. O presidente destacou o caráter democrático de tais governos, lembrando que tanto o venezuelano Hugo Chávez quanto o boliviano Evo Morales foram eleitos pelo voto direto. Lula destacou que a vitória de ambos representa um passo positivo para o continente, na medida em que ambos simbolizam a chegada dos anseios populares ao poder.

 

Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos

 

Clique aqui para ler nosso manifesto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: