Blog do Desemprego Zero

Fundo soberano dará robustez a empresas, avaliam deputados

Posted by Beatriz Diniz em 19 maio, 2008

O fundo soberano fará com que o BNDEs financie empresas brasileiras que tenham projetos internacionais, poderá enxugar dólares do mercado interno, valorizando o real e também aumentar a rentabilidade da aplicação dos ativos financeiros, numa referência às reservas já mantidas pelo Banco Central. O fundo soberano também usará o excedente das reservas nacionais para a criação de uma poupança interna para momentos de crise de arrecadação.

Por Katia Alves

Por Gabriela Mascarenhas

Publicado originalmente em PT na camara

O fundo soberano anunciado pelo governo esta semana vai capitalizar o BNDES no exterior, para que o banco possa financiar empresas brasileiras em seus projetos internacionais. Terá como objetivo, em primeiro lugar, apoiar projetos de interesses estratégicos do país no exterior, explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo o ministro, servirá também para enxugar dólares do mercado interno, o que poderá ter efeito na valorização do real. O fundo será ainda instrumento para conter o aumento dos gastos públicos, já que esses recursos não serão aplicados em território nacional.

Mantega afirmou que os recursos serão formados por uma parcela do que exceder do superávit primário, hoje em 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de bens e serviços produzidos no país). Em entrevista, Mantega disse que o fundo soberano atua no exterior, retirando os dólares de dentro (do país) para impedir a valorização maior da moeda.

Outro objetivo importante é ampliar a rentabilidade da aplicação dos ativos financeiros, numa referência às reservas já mantidas pelo Banco Central. “As reservas, por sua própria natureza – porque elas têm que dar cobertura cambial ao país – têm de ser aplicadas de forma conservadora – como o são. E, portanto, o rendimento delas costuma ser menor. Porém, o que estamos falando é de um excedente para além das reservas. As reservas continuarão e nós teremos um excedente, que será aplicado de forma mais rentável”, explicou Mantega.

Entre os países que contam com fundos soberanos estão Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos, China e Austrália. Rússia e China criaram seus fundos soberanos recentemente. A China, por exemplo, aplica US$ 300 bilhões em ações, além de ter participações em bancos e em empresas pelo mundo.

Reservas – O fundo soberano também usará o excedente das reservas nacionais para a criação de uma poupança interna para momentos de crescimento menor, funcionando como um mecanismo anticíclico, ou seja, uma poupança para momentos de crise na arrecadação. Também servirá para promover a internacionalização de empresas brasileiras.

“Hoje, nós estamos com a economia crescendo mais. Portanto, estamos arrecadando mais. Mas, amanhã, por alguma razão, poderemos ter uma desaceleração e, portanto, a arrecadação será menor. Então, nós podemos usar esta poupança que foi criada num momento de arrecadação maior”.

Na avaliação do deputado Carlito Merss (PT-SC), o fundo é um instrumento importante de ampliação das nossas riquezas no exterior, a exemplo de outros países. É uma saída que facilita a ampliação das empresa no exterior, que é fundamental.

Na prática,é como se fosse um banco fora para evitar um internacionalização de recursos e depois retirada . Por exemplo, as empresas Sadia e Tigre têm empresas no Peru e querem ampliar ao Equador. Devem trazer recursos para cá e depois enviar para lá, com o custo de tarifas altas. “O fundo é uma forma de fazer valer gradativamente o nosso superávit”, afirmou.

Na avaliação do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a criação do fundo é oportuna e poderá ajudar a conter a queda do dólar, além de permitir avanços no setor produtivo “É importante conseguir esse passo. A criação do fundo tem encontrado oposição de setores neoliberais que querem partir para destruição da indústria nacional”, afirmou, acrescentando que o país necessita hoje de muito investimento. “Nossa preocupação é que estamos precisando muito de investimentos. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ainda deve demorar até ter todos os projetos efetivados”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: