Blog do Desemprego Zero

Para o Banco Mundial, crise nos EUA pode beneficiar América Latina

Posted by Beatriz Diniz em 21 maio, 2008

Os problemas da desaceleração da economia norte-americana podem trazer novas oportunidades para a América Latina e o Caribe. O artigo a seguir explica melhor essas oportunidades.

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Portal Vermelho

O Banco Mundial prevê que a desaceleração da economia norte-americana afetará a América Latina e o Caribe. Os problemas, porém, podem representar novas oportunidades para a região.

Segundo Augusto de la Torre, diretor do Banco Mundial para a América Latina, os maiores prejudicados serão o México e os países da América Central e Caribe, mais vulneráveis que os países da América do Sul, os quais mantêm maior intercâmbio comercial com Ásia e Europa.

De la Torre destacou que as nações sul-americanas, principalmente Brasil, Argentina e Peru, estão se beneficiando com a alta do preço de grãos em todo o mundo, enquanto na região caribenha, que importa tais produtos, acontece o inverso.

O diretor disse que ”até os países exportadores de matérias-primas, que se beneficiam com a alta dos preços dos alimentos, têm um problema complicado para a distribuição interna que protege os setores mais carentes de sua população”.

De la Torre também falou que o impacto da crise norte-americana será sentido na saúde, por conta da diminuição do orçamento de hospitais.

Por outro lado, segundo ele, a educação será beneficiada, já que as crianças de famílias de baixa renda passarão a freqüentar as escolas em busca da merenda que é oferecida nos centros educacionais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: