Blog do Desemprego Zero

RESUMO DO DIA – 28/05/2008

Posted by Beatriz Diniz em 28 maio, 2008

MANCHETES dos principais veículos de notícias do Brasil e do mundo

*Por Elizabeth Cardoso, Kátia Alves e Luciana Sergeiro

Política

Os ministros petistas, Marta Suplicy (do Turismo) e Luiz Marinho (da Previdência Social) anunciarão daqui a uma semana seus afastamentos dos respectivos Ministérios para assumir as campanhas eleitorais aos municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo, respectivamente. Marta ainda não tem formada nenhuma coalizão partidária para a sua campanha. Luiz Marinho, ao contrário, já conta com o apoio de onze partidos e tem alguns possíveis nomes para assumir o posto de vice. O presidente Lula ainda não cogitou nomes para substituir os dois ministros petistas, por isso, os Ministérios devem ser interinamente assumidos por seus respectivos secretários-executivos, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, para a Pasta do Turismo, e Carlos Eduardo Gabas, para a Previdência…

O Estadão: Marta e Marinho deixam cargos dia 4

Economia

Contrariando as expectativas de algumas projeções do mercado em relação às variações nos preços, o custo com os alimentos apresentou uma ligeira queda este mês, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), mensurado pelo IBGE. Além disso, as taxas de serviços de energia elétrica também apresentaram queda, contribuindo para a desaceleração observada no índice este mês relativamente ao mês de abril…

Reuters Brasil: IPCA-15 surpreende para baixo em maio, alimentos interrompem alta

Conforme pedido de Lula, Mantega vai expor hoje ao Conselho Político do governo o projeto sobre o Fundo Soberano. O presidente teve que adiar o envio da proposta ao Congresso na semana passada, pois há preocupação de como vão funcionar esses fundos de investimentos, declarou o vice-presidente José Alencar…

Último Segundo: Lula quer estudar ‘direitinho’ o Fundo Soberano

Internacional

Secretária-geral da Anistia Internacional, Irene Khan, em entrevista sobre o Relatório Anual divulgado pela ONG, critica o comportamento negligente, e muitas vezes violador, de alguns países diante dos Direitos Humanos. Khan declarou que os governos precisam tomar uma posição de defesa desses direitos para alterar o atual quadro de opressão e violência no mundo. Segundo Khan, existem graves pontos de volatilidade no planeta e por isso os países precisam agir em favor dessas regiões para impedir conflitos de maior vulto. A secretária criticou a China, apontando a necessidade de que o país respeite e faça valer os Direitos Humanos em seu território. Também os Estados Unidos e alguns países europeus foram condenados por Khan, assim como no Relatório Anual da Anistia, por tolerarem a prática desumana da tortura em interrogatórios e conflitos bélicos…

Reuters Brasil: ENTREVISTA-60 anos depois, Anistia ainda vê abusos a direitos

Diferenças entre os candidatos democrata, Barack Obama, e republicano, John McCain, extravasam a filiação partidária. Obama e McCain possuem não apenas histórias de vida bastante díspares como também posicionamentos ideológicos distintos, o que afeta diretamente suas propostas e pretensões para o mandato à frente da Casa Branca. Suas opiniões divergem frontalmente em duas questões consideradas como as mais importantes para o eleitorado estadunidense, a Guerra no Iraque e a crise econômica. Se confirmado como candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Obama terá a oportunidade de travar um forte debate com o candidato republicano. Intensas campanhas podem ser aguardadas…

JB Online: Programas de Obama e McCain divergem em quase tudo

Desenvolvimento

Em palestra no 20º Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, falou sobre a questão das reservas de petróleo nas áreas de pré-sal. Segundo Dilma, é preciso que seja criada uma legislação específica que defina as condições de acesso a essas reservas. A ministra frisou também a necessidade de que o país pense o processo de transição pelo qual está passando, de país importador para país exportador de petróleo. Dilma acredita que é preciso ponderar as conseqüências dessa transição, uma vez que o ponto precípuo hoje quanto à disponibilidade desses recursos já não é mais o de manutenção da auto-suficiência. A situação do Brasil no que tange ao seu pioneirismo na produção de biocombustíveis produzidos a partir da celulose (a segunda geração) também foi citada pela ministra como uma importante questão, devendo o país buscar meios de garantir sua liderança mundial, a exemplo do álcool da cana…

O Estadão: Dilma: definir acesso a reservas do pré-sal é desafio

Guido Mantega, ministro da Fazenda, informou que o governo vai renegociar as dívidas agrícolas e que os produtores rurais terão um ganho de R$ 9 bilhões. A renegociação tem um potencial de atingir 2,8 milhões de contratos e também almeja diminuir os encargos de inadimplência e a taxa de juros. O governo também enviará o projeto de Lei Complementar que cria o Fundo de Catástrofe do Seguro Rural…

O Estadão: Renegociação vai destinar R$ 9 bi a produtores rurais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: