Blog do Desemprego Zero

Lula costura acordos estratégicos com líderes da América Central

Posted by Beatriz Diniz em 29 maio, 2008

Lula desembarcou nessa quarta-feira em El Salvador, onde vai discutir com os países da América Central diversos temas como fome, pobreza, biocombustíveis e segurança. A Cúpula América Central-Brasil servirá para analisar o estado das relações políticas dos países envolvidos, o estímulo do comércio comum e o investimento e os programas de cooperação para o desenvolvimento de biocombustíveis.

*Por Katia Alves

Publicado originalmente no Vermelho

O Brasil discutirá com os países da América Central possibilidades de acordo nas áreas de combate à fome, erradicação da pobreza, biocombustíveis e segurança. Os temas estarão em pauta na 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo das duas regiões, nesta quinta-feira (29), em El Salvador.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estarão mandatários de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá – países que integram o Sistema para a Integração Centro-Americana (Sica) – e República Dominicana.

Lula chegou a El Salvador na noite de quarta-feira (28), acompanhado por seis ministros de Estado e por uma comitiva de empresários brasileiros.

A ministra de Assuntos Exteriores de El Salvador, Marisol Argueta, recebeu o presidente no aeroporto de Comalapa, 44 quilômetros ao sul de San Salvador.

A Cúpula América Central-Brasil servirá para analisar o estado das relações políticas dos países envolvidos, o estímulo do comércio comum e o investimento e os programas de cooperação para o desenvolvimento de biocombustíveis. Além disso, espera-se que os governantes discutam a possibilidade de negociar um acordo comercial entre o Sica e os países-membros do Mercosul.

A associação Mercosul-Sica seria um primeiro passo para a criação de uma futura zona de livre comércio entre os dois blocos. Paralelamente à cúpula de presidentes, empresários dos nove países debaterão oportunidades de negócios no 2º Encontro Empresarial Brasil-Sica. O presidente Lula participará da abertura do encontro, nesta quinta de manhã.

Além da agenda multilateral, Lula e o presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, tratarão de temas de interesse bilateral, como cooperação no setor energético. El Salvador é um dos quatro países da América Central selecionados pelos Brasil e pelos Estados Unidos para uma experiência-piloto de cooperação conjunta, em terceiros países, na área de biocombustíveis.

Em dezembro de 2007, durante visita do presidente salvadorenho ao Brasil, os dois países firmaram parcerias para incrementar a produtividade do cultivo de cana-de-açúcar em El Salvador, com vistas à produção de etanol, e para capacitação de técnicos salvadorenhos na produção de biodiesel.

Agora, durante visita de Lula a El Salvador, devem ser assinados dois memorandos de entendimento: um para cooperação turística e outro na área de desenvolvimento, inovação e tecnologia. Os dois países também discutirão estratégias de cooperação na área de segurança alimentar. O retorno do presidente ao Brasil está previsto para o final da tarde de amanhã (29).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: