Publicado em RESUMOS DO DIA

RESUMO DO DIA – 29/05/2008

MANCHETES dos principais veículos de notícias do Brasil e do mundo

*Por Elizabeth Cardoso, Kátia Alves e Luciana Sergeiro

Política

Álvaro Lins (PMDB), deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, o ex- governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB) e mais 14 pessoas, foram denunciados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha armada, corrupção passiva e facilitação de contrabando. Segundo o Ministério Público, o processo vai correr em sigilo de Justiça e os acusados terão prazo de 15 dias para apresentar uma defesa prévia…

Folha Online: Ministério Público Federal denunciou Lins, Garotinho e mais 14

Paulo Pereira da Silva (suspeito de participar em desvios de empréstimos do BNDES) terá o pedido de cassação do mandato julgado no Conselho de Ética da Casa. O procurador geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu abertura do inquérito para investigar Paulo…

O Estadão: Procurador pede ao STF para abrir inquérito contra Paulinho

Economia

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) registrou alta de 1,61% em maio, mais que dobrando em relação ao verificado em abril, 0,69%, informou nesta quinta-feira a FGV (Fundação Getulio Vargas). No ano, a inflação acumulada é de 4,74% e, em 12 meses até maio, de 11,53%. No atacado, os preços dos produtos agrícolas já subiram 4,84% no ano e de 33,32% em 12 meses, enquanto as matérias-primas brutas tiveram alta de 7,73% e de 33,61%, respectivamente…

Folha Online: Inflação mais que dobra e fica em 1,61% em maio, informa FGV

A oferta de grãos deve continuar apertada nos próximos anos, segundo projeção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgada nesta quinta-feira, 29, para o período até 2017. O aumento da demanda por grãos até 2017 será impulsionado principalmente pela expansão da indústria de biocombustíveis e de pecuária, disse a FAO…

Agência Reuters: FAO atribui a biocombustível oferta apertada de grãos até 2017

Internacional

A bandeira que reinava havia quase 240 anos no Nepal foi retirada na manhã desta quinta-feira do Palácio de Katmandu, um dia depois de a Assembléia Constituinte ter abolido a monarquia e proclamado a república…

Folha Online: Bandeira real é retirada do palácio de Katmandu

O senador Barack Obama disse na quarta-feira esperar se tornar o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos na semana que vem. Ele acrescentou que analisa a possibilidade de fazer uma viajem ao exterior que incluiria o Iraque…

Agência Reuters: Obama espera obter indicação democrata na semana que vem

Grandes países industrializados devem criar neste ano um fundo bilionário para ajudar na redução de emissões de gases do efeito estufa nos países em desenvolvimento, segundo o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick…

Agência Reuters: Fundo climático pode atingir US$ 5,5 bi, diz jornal

Desenvolvimento

A Petrobras vai construir ao mesmo tempo duas grandes refinarias a partir de 2013, será uma grande ampliação do parque de refino. Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobrás, declara que a estatal tem grande interesse em ser grande exportadora de derivados…

O Estadão: ”Nosso objetivo é exportar derivados”

A nova política industrial beneficiou bastante a indústria automobilística, devido os incentivos fiscais concedidos pelo governo para as montadoras e os fabricantes de autopeças. Segundo o assessor econômico do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), juntas, as cadeias produtivas desses dois setores respondem por quase 20% da produção industrial do País…

O Estadão: Montadoras levam 53% dos incentivos

Deixe um comentário