Blog do Desemprego Zero

RESUMO DO DIA – 30/05/2008

Posted by Beatriz Diniz em 30 maio, 2008

MANCHETES dos principais veículos de notícias do Brasil e do mundo

*Por Elizabeth Cardoso, Kátia Alves e Luciana Sergeiro

Política

Aécio Neves declarou que deve haver “união” entre o partido do PT com o PSDB. O governador mineiro afirmou que partido que perde deve apoiar o partido vencedor, pois assim poderia se evitar que assuntos importantes fossem deixados de lado…

Gazeta Mercantil: Aécio pede o fim da dicotomia PSDB/PT

O deputado Sandro Mabel (PR-GO) pretende “blindar” o Fundo de Equalização de Receitas (FER), e desta forma, evitar que os recursos sejam desviados de sua função, assim como acontece hoje com a Lei Kandir. O deputado está disposto a alterar o texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)…

Último Segundo: Relator apela a governadores para aprovar reforma tributária

Economia

Após confirmação de mais uma agência internacional, a Fitch, ter elevado o rating brasileiro, que é uma nota de risco de crédito, significando que o país está classificado como um bom pagador, a exemplo do que fez também a Standard & Poor’s no mês de abril, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) divulgou um estudo no qual afirma que o crescimento econômico do Brasil está mais vinculado às condições internas da economia de estímulo aos investimentos do que à elevação dessa nota. O estudo realiza uma análise comparativa a partir de correlações entre o nível de Investimento Estrangeiro Direto (IED) e determinadas variáveis macroeconômicas, como PIB, inflação e outras, no período de 1990 a 2008. O estudo demonstra que o IED reage ao crescimento econômico, esse que é fortemente dependente do investimento interno. Assim, a relação é de o crescimento do PIB determina a elevação do IED e não o contrário, como se supõe algumas vezes. Ademais, o estudo também mostra a relação do IED com as outras variáveis macroeconômicas em questão, ressaltando os resultados finais desses movimentos na economia. Há ainda estimativas para o nível de IED em 2008, que não deverá ultrapassar a cifra de US$ 50 bilhões…

JB Online: Crescimento depende mais de condições internas

Presidente Lula afirmou ontem que o Fundo Soberano do Brasil (FSB) será de fato criado. Segundo Lula, o FSB será importante porque, ao gerar rentabilidade para as reservas, poderia ter seus recursos empregados em custos importantes para o país, podendo mesmo servir como superávit primário. O presidente também ressaltou que a criação do FSB sinaliza que o governo não pretende brincar com a política fiscal do país, pois não deseja retrocessos econômicos que ensejem qualquer possibilidade de retomada de um processo inflacionário…

Último Segundo: Decisão de criar fundo soberano já está tomada, diz Lula

Internacional

O aumento do preço do barril de petróleo tem tornado insustentável a situação de alguns setores na economia mundial. No continente europeu, diversos protestos e greves recentes demonstram a insatisfação dos trabalhadores, diante de tal conjuntura que tem encarecido os custos de atividades dependentes de combustíveis. Esta sexta-feira foi marcada por mais protestos, esses em Portugal, e durante a semana diversas manifestações também ocorreram em outros países, como Espanha, Itália, França, Bélgica, Grã-Bretanha e Holanda.  Diversos setores têm se rebelado, mas principalmente o pesqueiro, cujos preços no mercado de atacado estão estáveis há mais de 20 anos, com uma alta defasagem. A Comissão Européia chegou a prometer ajuda pecuniária para reestruturar o setor de pesca, apesar da ilegalidade de subsídios para combustíveis. E a pressão sobre o preço do petróleo permanece, com o barril já ultrapassando os US$130,00 nos mercados internacionais…

BBC Brasil: Protestos contra alta de combustível se espalham pela Europa

Desenvolvimento

A Petrobrás descobriu na Bacia de Santos um tipo de óleo leve e com elevado potencial de produção e as altas vazões esperadas para o tipo de reservatório tem potencial para mais de 12 mil barris por dia…

O Estadão: Petrobrás descobre óleo leve em águas rasas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: